Blog - Neobusiness

Descubra o que pesquisadores recomendam para melhorar sua produtividade no trabalho

Written by Cleberson Santos | May 27, 2019 6:27:53 PM

Quantas vezes você já ficou olhando para o seu monitor e não conseguiu fazer absolutamente nada? Quantas vezes qualquer coisa conseguiu tirar a sua atenção? Ou quantas vezes você saiu do trabalho frustrado por não ter rendido o quanto devia?

Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, você não está sozinho nessa. Segundo uma pesquisa feita por uma empresa norte-americana de softwares chamada Workfront, os funcionários passam, em média, apenas 39% do seu tempo no escritório trabalhando.

Isso não significa os outros 61% do tempo no expediente seja dedicados a ver memes na internet. Uma outra pesquisa feita pela revista Entrepreneur revelou que grandes executivos gastam 2h30 do seu dia apenas respondendo emails e outras 2h45 em reuniões ou ligações. O estudo foi feito entre 267 executivos de nível C de 163 empresas que fazem parte das 500 mais valiosas do mundo.

São vários os fatores que podem levar uma pessoa a ter uma perda de produtividade. Também existem diversas estratégias que podem ajudar a produzir mais e melhor. E a ciência tem muito a ensinar sobre isso!

Um artigo publicado em março deste ano pela Forbes, pautado em pesquisas científicas listou algumas dicas de como ser mais produtivo no seu dia a dia. Separamos algumas delas para te ajudar nesta tarefa:

Ouça uma boa música

Existem empresas que não gostam de ver seus funcionários com fone de ouvido enquanto eles trabalham. Porém uma pesquisa feita pela Universidade de Miami estudou o efeito que a música pode causar no desempenho durante o trabalho.

Durante a pesquisa, a Dra. Teresa Lesiuk constatou que as pessoas que ouvem música enquanto executam suas funções com mais velocidade têm ideias melhores e conseguem manter o bom humor.

Mas caso você tenha problemas de distração, prefira as playlists de meditação ou de música clássica. Segundo especialistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, a música clássica estimula setores do cérebro que auxiliam na aprendizagem e na memória.

Pare com as desculpas e vá para a academia

Você também pode escolher ir ao parque, para a piscina, jogar um futebol ou até fazer um exercício em casa mesmo. O importante é fazer alguma atividade física.

Especialistas em nutrição e esportes da Universidade de Bristol, na Inglaterra, descobriram que a prática de exercícios melhora o desempenho no trabalho em até 21%.

Eles reuniram 200 funcionários de uma empresa e observaram como era o desempenho destas pessoas nos dias com e sem treino. Nos dias que praticaram alguma atividade física os funcionários tiveram, em média, 21% a mais de concentração, 22% a mais de entregas pontuais, 25% a menos de pausas não programadas e 41% a mais de motivação.

Tenha plantinhas na sua mesa

A produtividade aumenta em 15% entre os funcionários de empresas em que há plantas pelo escritório, de acordo com a Universidade de Exeter, na Inglaterra. Segundo o co-autor da pesquisa, Alex Haslam, as plantas ajudam os funcionários a ficarem mais envolvidos fisicamente, mentalmente e emocionalmente com seus trabalhos. Além das plantas melhorarem a qualidade do ar no ambiente.

Durma melhor

Como já dizia o ex-comentarista de arbitragem, Arnaldo Cezar Coelho, “a regra é clara”: durma, em média, oito horas por dia! Segundo o Colégio Americano de Medicina Ocupacional e Ambiental, profissionais que sofrem de insônia ou que estão com o sono insuficiente gastam o triplo do seu expediente apenas para conseguir se planejar, além de apresentar maior dificuldade de concentração, motivação, memória e poder de  decisão.

Aquele cochilinho tão desejado no trabalho também é ótimo para melhorar seu desempenho. Uma soneca depois do almoço ajuda a manter a atenção e a força de vontade ativa durante a tarde, quando geralmente há uma queda de rendimento em comparação com o período da manhã. A Nasa costuma estudar o sono para avaliar o desempenho dos seus astronautas e descobriu que uma soneca de 26 minutos é capaz de melhorar a atenção em até 54%.

Faça uma coisa de cada vez!

Quanto mais coisas você fazer ao mesmo tempo, mais suscetível à perda de atenção você estará. Isso é o que revelou um estudo de 2009, que indicou que um dos meios para conseguir fugir das distrações é conseguir fazer uma coisa por vez. Quando precisa focar em algo, feche o email, desligue as notificações do celular, siga a dica da música e vai!

Faça pausas!

Apesar de ser importante fazer uma coisa, não é legal entrar num fluxo de fazer tudo em seguida. Seu cérebro precisa de pausas! Segundo pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, planejar pequenas interrupções melhoram o foco.

Um dos métodos mais conhecidos de pausas programadas é o Pomodoro. Ele consiste em realizar pausas de cinco minutos para cada 25 minutos trabalhados sem qualquer interrupção. A cada quatro desses ciclos, é recomendado fazer um maior, de 15 ou 30 minutos, para oxigenar o cérebro. Vários aplicativos e extensões fazem uma contagem regressiva para você ter controle do ciclo, vale uma conferida!

Dê um passeio!

Isso mesmo, ande um pouco durante uma das suas pausas. Estudiosos da Universidade de Stanford descobriram em 2014 que uma caminhada pode melhorar em 60% as nossas respostas aos estímulos.

Fazer um passeio pela empresa ou pelo quarteirão pode ajudar a exercitar a criatividade e encontrar saídas para problemas difíceis.