Blog - Neobusiness

Principais termos de TI que você precisa conhecer

Written by Live University - Ebusiness | Oct 17, 2017 5:01:12 PM

Com a constante evolução nas áreas de mercado fica cada vez mais complicado acompanhar todas as novidades. E se você é da área de Tecnologia da Informação essa missão fica mais difícil ainda, pois as novidades nesta área chegam em velocidade recorde se comparada às outras. Pensando nisso, nós do e-Business montamos um guia com os principais termos de TI que você não pode deixar de conhecer. Confira a lista abaixo e fique por dentro!

 

 

API
Application programming interface (API) é um conjunto de rotinas e padrões de programação para acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web.

 

ABR

Availabe Bit Rate - Taxa de bit disponível.

 

APACHE TOMCAT

O Tomcat é um servidor web Java, mais especificamente, um container de servlets.

 

ARRAY

O Array é um grupo de elementos com atributos semelhantes (como memória ou disco) que podem ser endereçados individualmente.

 

ASCII

O ASCII (american standard code for information interchange – código americano padronizado de intercâmbio de informações) é o conjunto internacional de caracteres com valores decimais que o computador pode produzir.

 

BACKBONE

Backbone é a rede principal por onde circulam todos os dados de todos os clientes da internet.

 

BIT

É uma contração do termo em inglês binary digit. Um bit representa a unidade básica de informação na computação que pode ser armazenada ou transmitida.

 

BITCOIN
Também conhecido pela sigla BTC, é uma moeda virtual (criptomoeda). Significa moeda bit (sendo que coin é moeda em inglês, e bit corresponde ao dígito binário, termo que expressa menor unidade de informação no contexto informático).

 

BLOCKCHAIN
Consiste na tecnologia de agrupamento de transações encadeadas em blocos, originou-se com a criptomoeda bitcoin.

 

BORDERLESS NETWORK

Também conhecida como Redes sem Fronteiras, Borderless Network é um conjunto de tecnologias de hardware e software que permitem que qualquer pessoa se conecte a uma rede corporativa, de qualquer lugar do mundo, a partir de qualquer dispositivo.

 

BPS

Bits per second - Bits por segundo. É uma medida de transmissão ou recepção de bits.

 

B2B

B2B (business to business) é a expressão utilizada para indicar operações entre empresas.

 

B2C

O B2C (business to customer) é a expressão utilizada para indicar operações entre empresa e consumidor final.

 

BACKUP

backup é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais.

 

BBS

O BBS (bulletin board system) é um ambiente virtual formado por computadores, modems e um software de comunicação ligados a uma ou mais linhas telefônicas.

 

BIG DATA

Big Data é um termo amplamente utilizado na atualidade para nomear conjuntos de dados muito grandes ou complexos, que os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar.

 

BIOS

O BIOS (basic input output system) é o sistema básico de entrada e saída.

 

BI

A sigla significa Business Intelligence (BI) é um software para visualização de indicadores de negócios.

 

BOTNET

Um botnet é uma coleção de programas conectados à internet que comunicam-se com outros programas similares, a fim de executar tarefas.

 

BYOD

O BYOD (bring your own device – traga seu próprio dispositivo) é a possibilidade de utilizar dispositivos pessoais como smartphones, tablets ou notebooks no local de trabalho para uso e conectividade com a rede corporativa.

 

CACHE

cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede.

 

CI ou IC

Configuration item ou item de configuração é um dispositivo que pode ser configurado com o objetivo de se entregar a um serviço de TI.

 

CIA ou AIC

Os configuration item attribute ou atributos de item de configuração são métricas e indicadores monitorados dentro dos CIs ou ICs.

 

CLOUD COMPUTING

cloud computing (computação em nuvem) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet, seguindo o princípio da computação em grade.

 

CLUSTER

Um cluster consiste em computadores vagamente ou fortemente ligados que trabalham em conjunto para que, em muitos aspectos, eles possam ser vistos como um único sistema.

 

CLOCK RATE

Em tecnologia, o Clock Rate indica a frequência com que o processador de um computador funciona. Seu sistema de medidas é em Hertz (MHz ou GHz, por exemplo).

 

CMDB ou BDGC

O CMBD (configuration management database – banco de dados do gerenciamento de configuração, ou BDGC) é um repositório de informações relacionadas a todos os itens de configuração na infraestrutura de TI.

 

COBIT

O COBIT (control objectives for information and related technology) auxilia a empresa a ter uma governança de TI mais controlada.

 

COOKIES

Cookies são pequenos arquivos que ficam armazenados no computador.

 

CPU

Central processor unit ou unidade central de processamento é o responsável pelo controle e execução das tarefas do computador.

 

CRM

O CRM (customer relationship management – gerenciamento do relacionamento com o cliente) é um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reune vários processos e tarefas de uma forma organizada e integrada.

 

DATA CENTER

Data Center, Centro de Processamento de Dados é um ambiente criado para reunir servidores e equipamentos que têm o objetivo de armazenar e processar uma grande quantidade de dados.

 

DHTML

Dinamic HTML é uma união de tecnologias HTML, JavaScript e CSS, aliadas a um Modelo de Objeto de Documentos (DOM), que permitem a interatividade e animação de websites.

 

DNS

Domain Name Server ou Domain Name System é um sistema de nomes de domínios, ou seja, é um sistema que gerencia nomes e reconhece seus números de IP para fazer uma conexão.

 

DPI

Dot per Inch, ou Pontos por Polegada (ppp), é uma medida de densidade relacionada à composição de imagens. É um termo utilizado por fabricantes de equipamentos de impressão para descrever a resolução de uma impressora.

 

DBMS ou SGBD

DBMS é a sigla para data base management system, em português a sigla é SGBD (sistema de gerenciamento de banco de dados).

DASHBOARDS

Os dashboards são painéis visuais que centralizam informações importantes para o negócio.

 

DDR

O DDR (double data rate) é a taxa de transferência dobrada.
DEVOPS

Derivada da junção entre Desenvolvedor e Operações, DevOps é uma metodologia de desenvolvimento de software que busca maximizar os resultados das equipes de TI.

 

DOWNTIME

downtime é o tempo que o sistema não está operacional.

 

EMPILHAMENTO ou STACK

Consiste em empilhar dois ou mais switches com o objetivo de gerenciar a rede através de um único endereço IP.

 

ESCALABILIDADE

É a característica de um sistema, rede ou processo, de ser maleável, ou adaptável a diversas situações.

 

ETHERNET

É um protocolo de conexão para redes locais – Rede de Área Local (LAN) – com base no envio de pacotes.

 

FEED RSS

O Really Simple Syndication, ou RSS, é uma ferramenta que serve para compartilhar conteúdo da Web, por meio de um formato padronizado mundialmente, que funciona através da linguagem XML (Extensible Markup Language).

 

FTP

File Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Arquivos em português, é uma das formas mais rápidas e populares de transferência de arquivos (também chamados ficheiros) na Internet.

 

GIF

É abreviatura de Graphics Interchange Format. É um formato de imagem muito usado na Internet, especialmente para imagens animadas.

 

GATEWAY

Computador que interliga duas ou mais redes que usem protocolos de comunicação internos diferentes.
HD
Hard Disk, ou disco rígido em português, é o local onde são armazenados os dados.

 

HTML

O HMTL (hyper text markup language) é a linguagem de marcação mais popular na internet.

 

HTTP

Hypertext Transfer Protocol ou Protocolo de Transferência de Hipertexto é um protocolo de comunicação que decide como dois computadores ou programas transmitirão dados na Internet.

 

HTTPS

O https (hypertext transfer protocol secure – protocolo seguro de transferência de hipertexto ) é uma implementação do protocolo http sobre uma camada adicional de segurança que utiliza o protocolo SSL/TLS (protocolos de segurança que protegem as telecomunicações via internet para serviços de transferência de dados).

 

HOTSPOT

Hotspot é o nome dado ao local onde a tecnologia wi-fi está disponível.

 

HUB

hub é a denominação dada ao equipamento para onde convergem dados que chegam de uma ou várias fontes e seguem para um ou vários destinos.

 

IPICS

IP, Interoperability and Collaboration System, ou Sistema de Colaboração e Interoperabilidade IP, é uma solução altamente escalável focada em simplificar as operações de envio de dados, melhorando o tempo de resposta em relação a eventuais problemas.

 

INTERNET OF EVERYTHING (IOE)

É uma campanha criada pela Cisco que pretende acelerar a chegada de um cenário futurista, onde projeta-se que cerca de 2,5 bilhões de pessoas e 37 bilhões de coisas estarão conectadas à internet até 2020.

 

IPV6

É a versão mais atual do Internet Protocol, popularmente conhecido apenas por IP, que é um endereço único que diferencia cada dispositivo conectado à internet.

 

IOS

- Cisco IOS ou Internetwork Operating System, é o software usado na grande maioria dos roteadores e atuais switches de rede Cisco.

- Apple iOS é o sistema operacional de dispositivos móveis da Apple.

 

ISV

ISV é uma sigla para Independent Software Vendor ou Revenda Independente de Software. Essas revendas são especializadas em criar ou vender softwares para o público comum ou para mercados de nicho.
IAAS

IaaS (infrastructure as a service – infraestrutura como serviço) é uma modalidade onde o cliente contrata a infraestrutura como serviço, ou seja, contrata servidores virtuais ao invés de servidores físicos.

 

INTRANET

A intranet é a rede interna de computadores de uma empresa.

 

I&O

O termo I&O (infrastructure & operations) designa os profissionais das áreas de infraestrutura e operações.

 

IOT

Internet of things (IOT) ou internet das coisas é o termo utilizado para a conexão de basicamente qualquer coisa à internet, seja ela um eletrodoméstico, dispositivo, tênis, enfim, qualquer coisa.

 

ITIL

ITIL (information technology infrastructure library – biblioteca de infraestrutura de TI) é um conjunto de melhores práticas para gerenciar os serviços de TI.

 

JAVA

Java é uma linguagem de programação interpretada orientada a objetos.

 

JABBER

Jabber ou XMPP (Extensible Messaging and Presence Protocol) é um protocolo de comunicações para middleware orientado por mensagens baseadas em XML (Extensible Markup Language).

 

JBOSS

JBoss é um servidor de aplicação de código fonte aberto baseado na plataforma JEE (Java Enterprise Edition) e implementado completamente na linguagem de programação Java.

 

LAN

Local Area Network ou Rede de Área Local é uma rede de computadores que tem por finalidade a troca de dados.

 

LAAS

LaaS (license as a service – licença como serviço) é uma modalidade de comercialização onde o cliente adquire em definitivo as licenças de determinado software.

 

LUN

Logic Unit Number ou Número de Unidade Lógica é utilizado para identificar um dispositivo endereçado pelo protocolo SCSI ou protocolos que encapsulam SCSI no que se refere ao armazenamento computacional.

 

M2M

O M2M (machine to machine – máquina à máquina) é a tecnologia que permite que qualquer objeto transmita dados através de um sensor.

 

MAINFRAME

É um computador de grande porte, com foco no processamento de um grande volume de informações.

 

MHZ

Megahertz. Unidade de frequência derivada do Sistema Internacional de Unidades, que é expressada em termos de ciclos por segundo.

 

MySQL

O MySQL é um SGBD (sistema de gestão de banco de dados) que utiliza a linguagem SQL como interface.

 

MS SQL

O Microsoft SQL Server é um SGDB desenvolvido pela Microsoft.

 

MTTR e MTBF

O MTTR (mean time to repair – tempo médio para reparo) é a média de tempo que se leva para executar um reparo após a ocorrência da falha.

 

NFC

A NFC foi criada por meio de um consórcio de gigantes da tecnologia: LG, Motorola, Samsung, Huawei, HTC, Google, Visa, Microsoft e Intel. Os celulares compatíveis com essa tecnologia possuem um chip na parte traseira do aparelho que estabelece a comunicação com outros aparelhos que possuem um chip equipado com a NFC.

 

NX-OS

É um sistema operacional de rede criado pela Cisco para a série de switches Nexus Ethernet e MDS. O NX-OS foi projetado para suportar um alto desempenho e fornecer acesso ao servidor com segurança.

 

OCR

O OCR (optical character recognition) é um programa utilizado para reconhecer textos existentes em documentos digitalizados, tornando a informação disponível para ser utilizada.

ORACLE

O Oracle é um SGBD (sistema de gestão de banco de dados) escrito em linguagem C e disponível em diversas plataformas materiais.

 

P2P

O P2P (peer to peer – ponto a ponto ou par a par) é uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

 

PDF

Portable document format significa formato de documento portátil.

 

PAAS

É a camada da Cloud Computing conhecida como Plataforma como Serviço (Plataform as a Service).

 

QUERY

Query é o processo de extração de dados de um banco de dados e sua apresentação em uma forma adequada ao uso.

 

ROUTER

Router ou roteador, como é conhecido no Brasil, é um aparelho que possibilita o acesso de vários dispositivos simultaneamente à Internet.

 

RACK

Local físico onde se monta um conjunto de equipamentos relacionados, como servidores, roteadores, switches, etc.

 

ROI

O ROI (return on investment – retorno sobre o investimento) é a mensuração do tempo necessário para retornar o valor investido na aquisição de novas soluções tecnológicas.

 

SAAS

SaaS (software as a service – software como serviço) é uma forma de comercialização de software onde o fornecedor se responsabiliza por toda a estrutura necessária para a disponibilização do sistema.
SQL

SQL (structured query language – linguagem de consulta estruturada) é a linguagem de pesquisa declarativa padrão para banco de dados relacional.

 

SLA

Fundamental para qualquer contrato de prestação de serviços na área de TI, o SLA (Service Level Agreement – acordo de nível de serviço, ou ANS) é a especificação, em termos mensuráveis e claros, de todos os serviços que o contratante pode esperar do contratado na relação contratual, bem como termos de compromisso, metas de nível de serviço, suporte técnico, prazos contratuais, dentre outros aspectos.

 

STACK

stack ou empilhamento consiste em dois ou mais switches com o objetivo de gerenciar a rede com um único endereço IP.

 

SAN

A sigla significa Storage Area Network ou Rede de Área de Armazenamento. É uma rede projetada para agrupar dispositivos de armazenamento de computador.

 

SGML

É a sigla para o termo Standard Generalized Markup Language ou Linguagem de Remarcação Generalizada Padrão. É um padrão de formatação de textos.

 

SMB
O Server Message Block funciona como um aplicativo em nível de rede, protocolo aplicado para acesso aos arquivos compartilhados, portas seriais, impressoras e diversas outras comunicações em rede.

SWITCHES

São dispositivos fundamentais para agilizar atividades na rede, filtrando e encaminhando pacotes entre segmentos (sub-redes) de redes locais.

 

TCO

O TCO (total cost of ownership – custo total da posse) é a estimativa financeira sobre os custos diretos e indiretos relacionados à aquisição de um software ou hardware, além dos custos envolvidos para mantê-los funcionando depois de adquirido.

 

TI e TIC

TI (tecnologia da informação) e TIC (tecnologia da informação e comunicação) correspondem a um conjunto de recursos tecnológicos integrados entre si. O TIC consiste em todos os meios técnicos usados para tratar a informação e auxiliar na comunicação, o que inclui hardware e software.

 

TRUSTSEC

TrustSec é uma solução de segurança que fornece uma plataforma de acesso estável à rede baseada em informações mais específicas sobre o usuário, como quando, onde e quem está acessando a rede, e não apenas a identidade virtual do usuário.

 

UCS

Unified Computing System é uma arquitetura de centro de dados x86 que integra recursos de computação unificada, redes e armazenamento a fim de aumentar a eficiência e permitir um gerenciamento centralizado do ambiente virtual.

 

URL FILTERING

Consiste em filtrar o que será acessado na Internet, controlando e protegendo a rede local e os usuários de sites maliciosos e endereços com reputação ruim.

 

UX

Também conhecido como user experience ou experiência do usuário, é a preocupação dos designers e desenvolvedores em criar aplicações pensadas na visão e utilização de seus usuários.

 

URL

A URL (uniform resource locator – localizador padrão de recursos) refere-se ao endereço de rede no qual se encontra algum recurso informático, como, por exemplo, um arquivo de computador ou um dispositivo periférico.

 

VM

A VM (virtual machine – máquina virtual) consiste em um software de ambiente computacional, que executa programas como um computador real, também chamado de processo de virtualização.

 

VPN

VPN (virtual private network – rede privada virtual) é uma rede de comunicação privada.

 

XML

O XML (extensible markup language) é uma linguagem de marcação capaz de descrever diversos tipos de dados.

 

W3C

A W3C (World Wide Web Consortium) é uma organização de padronização da World Wide Web, ou Internet.

 

WAN

Wide Area Network, ou Rede de Longa Distância, é uma rede de computadores que cobre uma área extensa, utilizando uma rede de transportes privada ou pública.

 

WEBEX

É uma tecnologia de conferência pela Internet. Ela permite que pessoas se reúnam a distância, em tempo real. Essa tecnologia combina compartilhamento de área de trabalho através de um navegador com conferência telefônica e vídeo.

 

WEBNAR

webnar (ou webinar) é um tipo de conferência web no qual a comunicação é de uma via apenas, ou seja, somente uma pessoa se expressa e as outras assistem.

 

WEBSPHERE

WebSphere é o nome de uma família de softwares da IBM para criação e execução de aplicações baseadas no padrão Java J2EE, fornecendo também infraestrutura para integração de aplicações corporativas.