Blog - Neobusiness

TI é liderar a transformação

Written by Live University - Ebusiness | Jul 10, 2018 8:16:50 PM

Pedir pizza no lugar favorito, chamar um táxi e resolver questões do dia a dia por apenas um comando de voz já é quase realidade nos dias de hoje. A tecnologia está causando grandes mudanças desde as tarefas mais simples até nas organizações e, consequentemente, na vida profissional das pessoas. Sabe aquela área de TI focada em operações que fica em um lugar afastado das áreas de liderança? Ela está com os dias contados, pois hoje o profissional de TI é desafiado a liderar os processos de transformação e inovação da empresa.

Boa parte dos profissionais da área de TI está desconectada e alguns passos atrás das tecnologias emergentes. Por isso, as empresas já sentem dificuldade de preencher novos postos de trabalho mais estratégicos. Você que está lendo este artigo e ainda não está ligado em tudo que está se transformando, já passou da hora, pois atualmente o mercado exige pessoas antenadas e com habilidades diferentes. É preciso investir, conhecer o negócio e se conectar.

“Tem gente que cria inovação e tem gente que segue inovação”

  William Juliano

Passada a fase operacional, de acordo com William Juliano, especialista em gestão executiva de TI e professor da Live University, “hoje a área de TI tem uma oportunidade enorme em liderar discussão de transformação digital, ser uma área estratégica, entender o que é um DRE (Demonstração do Resultado do Exercício) e cooperar com o negócio.” É preciso inovar e testar a novas tecnologias, colocando no plano de investimento da área. Caso contrário, William Juliano afirma que o resultado será um monte de sistemas sem efetividade e desconectados do plano central de TI.

Listamos algumas áreas promissoras de TI que são grandes pilares em tecnologia:

Blockchain – essa cadeia de blocos vai muito além de registrar transações de criptomoedas. O blockchain está sendo cada vez mais valorizado e utilizado para diversos processos dentro das empresas. Então, pode apostar nesta área, pois encontrar pessoas especializadas ainda é raro, e a demanda esses profissionais só vem crescendo.

Data Science (cientista de dados) – uma enorme quantidade de dados em formato digital e novas tecnologias surgem a todo momento, daí vem a necessidade do cientista de dados. Esse profissional é uma combinação de TI com estatística, ele utiliza algoritmo e tecnologia para cruzar informações e prever o comportamento dos consumidores ou fazer uma análise do futuro com dados históricos (regressão linear), por exemplo.  A pessoa que domina estatística e programação está se tornando peça chave para muitas organizações hoje em dia.

Machine Learning – uma das aplicações de inteligência artificial, o machine learning é uma técnica para viabilizar os 4 tipos de campos da IA (robô, tecnologia de visão computacional, reconhecimento de voz para texto e interpretador de linguagem natural, NLP). As empresas estão aderindo essa tecnologia para agilizar e automatizar diversos processos, deixando os profissionais em posições de criação e estratégicas.

Segurança da informação – à medida que aumenta a quantidade de dados circulando nas redes digitais também cresce a preocupação com a segurança da informação, não é mesmo? O Chief Privacy Officer (CPO), por exemplo, garante uma estratégia para privacidade das informações de uma organização. Inclusive a Comunidade Européia definiu uma regulamentação chamada GDPR (General Data Protection Regulation) para proteger os dados pessoais dos cidadãos. Por isso, profissionais que entendem de sistemas de segurança hoje é uma prioridade em muitas empresas.

IoT (internet das coisas) – tudo está conectado o tempo todo. A internet gira em torno do usuário e tudo está conectado a ela. O IoT segue nessa linha, pois é uma vasta rede de dispositivos conectados que usam protocolo de internet (IP) para interagir uns com os outros e com as pessoas. O mercado já está à procura de profissionais que dominam novas tecnologias e esses sistemas. O IoT aumenta a produtividade, leva à criação de novos mercados e incentiva a inovação, por isso muitas organizações já estão de olho em pessoas capacitadas que atuem nesse ramo.

O fato é que as empresas estão interessadas em criar novos modelos, reduzir custos, entender melhor a experiência do cliente. Os profissionais que farão sucesso são aqueles que tiverem em mente a nova realidade, acompanhando as transformações e criando novas tecnologias. William Juliano ressalta que “a carreira de TI já está se transformando, o operacional vai ser terceirizado por um preço super acessível. E o ambiente não é para ter medo e sim para sair do lugar, pois novas oportunidades de emprego e carreira já estão surgindo”.

As tecnologias estão mais acessíveis e baratas, por isso o profissional de infraestrutura, provavelmente, vai trabalhar em empresas segmentadas, como a Amazon e IBM. Para ocupar posições de liderança e estar à frente das transformações é preciso ser flexível, saber onde se quer chegar e agir para se destacar no mercado. As oportunidades existem e a tecnologia se tornará cada vez mais importante. #acompanhe