Entenda a importância do ERP para as organizações e suas perspectivas para o futuro
Atualmente, a tecnologia vive em constante mudança, evoluindo rapidamente e deixando as novidades cada vez mais difíceis de serem acompanhadas. Nesse contexto, os sistemas de informação e gestão no ambiente de negócios tornam-se cada dia mais práticos e eficientes, resultando em uma concorrência feroz entre as organizações, a fim de satisfazer as necessidades do mercado da melhor maneira possível.
O ERP (Enterprise Resource Planning) vem sendo um dos sistemas de gestão mais conhecidos e utilizados por empreendedores nos últimos anos, centralizando as informações de todos os setores em uma plataforma única, controlando dados em tempo real, automatizando processos, reduzindo custos e dando mais segurança ao armazenamento de conteúdo.
A grande questão é: em meio a estes avanços tecnológicos, como este modelo de sistema se mantém firme e relevante até hoje? Para nos ajudar a responder isso e entender melhor o ERP e suas perspectivas para o futuro, entrevistamos especialistas da TOTVS, empresa brasileira de software. Confira abaixo:
1 - O que é ERP e como ele funciona?
A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado. Trata-se de um software que permite acesso fácil, integrado e confiável aos dados de uma empresa. Essa tecnologia auxilia gestores a melhorar os processos internos e integrar as atividades empresariais de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos. É base única de dados corporativos.
O ERP funciona para controlar as atividades operacionais cotidianas de uma empresa, como compras, almoxarifado e gestão de pessoas, por exemplo. A utilização de ERP numa indústria serve como um exemplo prático, quando uma matéria-prima é encaminhada ao setor de produção. O ERP recebe a notificação de alteração e, de maneira automática, altera sua base de dados. O setor de compras terá acesso a essa atualização e tomará as devidas providências. Desse modo, todos os setores estão alinhados e há mais facilidade para controlar as atividades.
2 - Por que o ERP é importante para toda a empresa?
Muita gente acredita que essa solução serve apenas para grandes companhias. Isso é um mito. Até mesmo pequenos negócios podem optar pelo ERP. Para pequenas empresas, o sistema de gestão empresarial acompanha o crescimento do negócio e auxilia na automatização de processos internos para que o negócio já cresça de acordo com as tendências de gestão. As médias empresas têm a chance de se tornarem mais inteligentes com o ERP, com análises preditivas que apoiam a atuação mais estratégica. Já as grandes empresas oferecem uma experiência digital melhor para os clientes e funcionários com o uso do ERP.
3 - Por que esse software pode ser considerado como importante também para a segurança da empresa?
Além de contribuir com as atividades operacionais e de liderança, o ERP também garante a segurança dos dados corporativos. Normalmente, o ERP conta com diversos mecanismos de proteção, como criptografia e firewalls. Essas camadas de segurança evitam a perda dos dados e também aceleram a recuperação das informações, caso algum imprevisto aconteça. Hoje em dia, a segurança da informação é um aspecto básico para manter um bom relacionamento com os clientes, conquistar competitividade no mercado e evitar prejuízos à reputação.
4 - Como saber se uma empresa precisa de um ERP?
Cada negócio tem um perfil e diferentes desafios. Contudo, alguns sinais ajudam o gestor a identificar se a sua empresa passa por dificuldades que podem ser solucionadas pelo ERP, tais como: muito tempo gasto em tarefas que poderiam ser automatizadas; a dificuldade de acesso a informações cruciais; dificuldade em gerenciar os fornecedores, que muitas vezes podem vir de diferentes áreas do país, entre outros desafios. Se você perceber que algumas dessas situações ocorrem na sua empresa, é o momento de investir em um sistema ERP.
5 - Um artigo da Totvs citou duas empresas que tiveram problemas com a implantação do ERP e por conta disso tiveram prejuízos financeiros. Por que isso é um risco e como evitá-lo?
A implantação de um ERP exige alto nível de planejamento, uma vez que para iniciar a utilização é preciso fazer toda a migração dos dados corporativos ao ERP. Portanto, é preciso direcionar uma equipe especializada para a transição, evitando assim eventuais erros de compatibilidade e outros empecilhos na migração.
6 - Como escolher o melhor ERP para a empresa atualmente?
Mais que saber que sua empresa precisa de um ERP, é importante buscar ferramentas inteligentes e compatíveis com o segmento do seu negócio. Pesquise os fornecedores e verifique se as ofertas se encaixam no perfil da sua empresa. Atente-se, também, se o fornecedor oferece módulos complementares, passíveis de adição ao longo do tempo, e se o software recebe atualizações frequentes.
7 - Como tecnologias como Machine Learning, Inteligência Artificial e outras que estão em destaques atualmente são usadas no ERP?
A tecnologia muda de maneira constante e as soluções recebem recursos cada vez mais valiosos para a gestão dos negócios. A Inteligência Artificial, por exemplo, é capaz de analisar alto volume de dados e, juntamente com o Machine Learning, aprender padrões capazes de automatizar processos operacionais realizados por pessoas. A ideia com as novas tecnologias não é substituir a mão de obra como conhecemos, mas sim torna-la mais estratégica e criativa.
Live University – Ebusiness
Se você deseja aprimorar seus conhecimentos na área de TI e acompanhar as tendências, você está no lugar certo! Conheça os cursos de Ebusiness, a escola de Tecnologia da Informação da Live University. Aqui você encontra workshops, eventos, MBA, pós-graduação e muito mais. Clique aqui e comece já a sair da teoria e aplicar na prática!
Comments