Skip to content

4 aplicações de IoT que estão fazendo a diferença para TI

Não chegamos no dia em que nossa geladeira avisa se o leite já acabou e efetua a compra. Nem mesmo vivemos em uma realidade em nossa camiseta avisa quantas calorias queimamos e quantas horas de exercício serão necessárias para chegarmos ao peso desejado. Ainda.

Mas esta realidade vide Black Mirror - vale aqui recomendar para quem ainda não assistiu dar um play na Netflix - está cada vez mais próxima e, todo profissional que se preze, precisa estar preparado para surfar na velocidade deste tsunami que há de atingir, principalmente, a área de TI.

Internet of Things ou, em sua tradução para o nosso idioma, a Internet das Coisas tem dado o que falar em praticamente todas as áreas. Isto porque trouxe novas perspectivas sob o ponto de vista tecnológico.

Para Allan de Aveiro dos Santos, membro do conselho deliberativo da e-Business e head de TI na Even Construtora,: “Podemos definir IoT como sendo um ecossistema que inclui coisas, comunicações, aplicações e análise de dados, ou seja, diferentes componentes tecnológicos combinados, por isso, a área de TI tem se destacado por ser a grande “habilitadora” dos benefícios e novos modelos de negócio nas empresas”.

As vantagens são muitas, e o que merece destaque é agilidade, eficiência, redução de custos e, principalmente, a facilidade de monitoração, além de um maior apanhado de informações para compor o Big Data e, consequentemente, uma melhor tomada de decisão.

Allan complementa: “IoT não trouxe vantagens apenas à área de TI, mas para todas as áreas das empresas de diferentes setores e, inclusive, diretamente para os negócios. As primeiras iniciativas de IoT endereçaram melhorias operacionais e redução de custos nas empresas, entretanto, as iniciativas mais atuais já impactam diretamente os modelos de negócio existentes com melhorias incrementais ou até mesmo a criação de novos modelos de negócio”.

Conheça agora 4 aplicações IoT que estão transformando, positivamente, a área de TI em um campo mais acessível e fácil de lidar.

1 - IoT Machine to Machine (M2M)

São dispositivos inteligentes com sensores embutidos e monitores com suporte a serviços para a melhoria de processos e produtos. Conectividade e comunicação inteligente que tornam possível a monitoração de status, operações e outras métricas.

“Além disso, podem extrair informações muito valiosas para as áreas de Marketing e Vendas. Podemos utiliza-lo integrado a sistemas de CRM para monitorar remotamente, gerenciar dispositivos (calor, vibração, capacidade, localização e situação) e automaticamente interagir com centrais de atendimento para abertura de chamados de manutenção, substituição ou até para alertar equipes de vendas sobre oportunidades de negócio” conta Allan.

2 – Botão do AWS IoT

Trata-se de um botão programável baseado no hardware da Amazon a fim de permitir aos profissionais de desenvolvimento a utilização dos serviços AWS Lambda, AWS IoT, Amazon SNS e Amazon DynamoDB e outros dispositivos sem a necessidade de escrever códigos especificos. É uma ferramenta de WI FI bem simples.

Imagine sua máquina de lavar trabalhando a todo vapor, aí acaba o sabão em pó, você nota isso, aperta este botão mágico e notifica o supermercado sobre a compra do sabão, que chega no dia seguinte. Isso é só um exemplo de como funcionaria este botão em uma casa, agora pense nos beneficios que pode trazer para uma empresa.

3 – PRTG

A aplicação realiza monitoramento de toda a infraestrutura de TI, desde impressora, servidores, switches, Access Point, banco de dados, aplicativos, etc..

Outro ponto positivo da PRTG é que, através das informações coletadas, e desse monitoramento, é possível gerar relatórios para ter um melhor controle e, consequentemente, prevenir problemas recorrentes na área.

Você está trabalhando em algum projeto, quando seu computador apita avisando que, na mesa de um dos funcionários da empresa em que trabalha, algum programa deu BUG, você saberá o que aconteceu antes da pessoa abrir um chamado solicitando que você solucione o problema.

4 - Controle e Manutenção do Ambiente ioT

É importante para manter a manutenção e a agilidade dos processos citados acima. Existem diversas tecnologias para este fim, sensores, por exemplo, que avisam se algo não vai bem.

Marcos Bueno, conselheiro na e-Business e head de TI na Nufarm,  explica: A preocupação com a segurança da informação tem sido uma iniciativa e demanda grande nos dias atuais.
Da mesma forma que estamos abrindo a empresa, processos, dispositivos, entre outros, para se conectar ao mundo digital/rede interna da empresa, a restrição, a segurança disso tudo, é essencial, aliás, nada é feito sem antes da segurança (arquitetura devidamente testada). Digo de experiência do assunto, pois, às vezes, atrasamos a disponibilidade de um novo lançamento, como uma novidade dessas, se a segurança não for criteriosamente e devidamente testada”.

Ao profissional de TI é de extrema importância estar alinhado à sua área e à estratégia adotada pela empresa onde atua, além de estar ligado às novidades do mercado, claro.

Você, profissional de TI, está preparado para adaptar-se à IoT?

Para o Marcos: “O principal desafio na integração de IoT à TI, ou com a participação da TI, trata-se do relacionamento que as áreas clientes e TI possuem”, para ele é primordial que todas as áreas relacionem-se.

A realidade para a área de TI nos dias de hoje, com relação à IoT é de projetos que começam pelo fornecedor e a área e só após o escopo e venda, chegam nas mãos do profissional de TI para a execução, ou seja, este não tem participado do processo de concepção.

“Nas empresas onde se tem um TI forte, com personalidade, foi um bom momento para TI se colocar como parceiro no dia a dia dos negócios e operações (quem ainda não tinha tido a oportunidade), então, uma grande vantagem foi essa, TI se colocar como parceiro (partner do negócio)” conclui Marcos.

Por fim, é essencial para o profissional de TI, caso queira fazer parte desta transformação que IoT tem proporcionado, adequar-se às mudanças necessárias, atualizar-se e tornar-se indispensável neste processo.

Além de saber o máximo sobre IoT, estar por dentro do que surge e que pode agregar em sua empresa, para os seus clientes, ser proativo e sugerir o uso de aplicações IoT antes que descubram sozinho. E estar sempre em contato com as outras áreas.

Comments

Fale com a gente no WhatsApp