Skip to content

Conheça os principais skills que faltam aos profissionais de TI

Uma das maiores preocupações que os profissionais – especialmente os que trabalham com TI – têm em seu dia a dia é estar atualizado em relação à tecnologia. E convenhamos: não é tarefa fácil, dada a velocidade com que ela evolui e a quantidade de dispositivos, softwares e tantas outras coisas que são inventadas quase diariamente.

Você não gostaria de passar pelo constrangimento de, em uma reunião, ou em uma conversa de corredor, todos estarem falando sobre a mais nova tendência e, ao perguntarem sua opinião, não ouvirem resposta... Como sabemos, é sempre recomendável dedicar parte considerável de nosso tempo a pesquisar e aprender sobre tecnologia.

O mundo em que vivemos, como definiria o sociólogo polonês Zygmunt Baumann, é líquido, cheio de efemeridades e nos obriga a nos reciclar constantemente. Esse processo não nos deixa tempo, muitas vezes, para desenvolver habilidades que, embora não sejam novidades ou estejam relacionadas com tecnologia, são extremamente importantes para nossa competência profissional e muito valorizadas no mercado de trabalho.

Muitas delas podem ser diferenciais importantes para conseguirmos aquele emprego com que sempre sonhamos, ou mesmo uma promoção. Pensando em ajudá-lo a identificar essas habilidades, o Conselho Deliberativo da eBusiness – formado por altos executivos de empresas de renome, que, portanto, lideram numerosas equipes de TI – elencou os principais skills que faltam aos profissionais que atuam na área.

Skills pessoais e comportamentais

Quem trabalha com TI possivelmente já foi estereotipado como antissocial, associação bastante comum. Mesmo sabendo que muitas vezes não é verdade, é sempre importante estar atento ao relacionamento interpessoal e ao famoso networking, uma vez que nossos conselheiros escolheram empatia, inteligência emocional e comunicação como habilidades em geral ausentes aos profissionais de Tecnologia da Informação. Ou seja, não podemos corroborar esse estereótipo bobo, antigo e preconceituoso! Desenvolver essas qualidades é fundamental para aprimoramento pessoal e profissional.

Os skills seguintes, diferentemente dos anteriores, não faltam, segundo os membros de nosso conselho, a quem trabalha com TI, mas, infelizmente, sobram. Comodismo e conformismo são atitudes que certamente não são esperadas por um chefe e que podem barrar sua ascensão profissional, além de tornar a vida maçante e estagnada. Elas levam, inclusive, a outra falha mencionada: a falta de criatividade. Caso identifique em você uma dessas tendências, o ideal é rever as tarefas que executa, a área em que atua, ou até mesmo seu emprego e propor mudanças. É sempre mais vantajoso ser honesto consigo e com seus colegas do que seguir de modo desagradável.

Muito embora a vida (de todos nós) seja extremamente corrida e quase não sobre tempo para nada, o mercado de trabalho continua acirradamente competitivo, e precisamos nos diferenciar. Lembra-se de quando mencionamos, no início do texto, que as habilidades listadas pelos conselheiros da eBusiness não necessariamente tinham relação com tecnologia? Pois é, idiomas estão entre elas! Procure um tempinho, por mais breve que for, em sua agenda para se dedicar ao aprendizado de uma língua estrangeira. Quanto mais, melhor!

Para fechar a seção de gaps pessoais e comportamentais que faltam aos profissionais de TI, basta reunir todos os listados acima em um só: desenvolvimento pessoal é o último mencionado pelos integrantes de nosso conselho e depende de cada um dos anteriores. Eles consideram que falta desejo por autoaprimoramento. Nem é preciso dizer o quanto é importante nos desenvolvermos constantemente, não é mesmo?! Não seja vencido pelo óbvio!

Skills técnicos e profissionais

O primeiro de todos – e talvez o mais importante –, que foi consensual, é a falta de visão estratégica, também intitulada visão sistêmica do negócio, conhecimento do negócio e postura voltada ao negócio. Podemos considerá-los basicamente a mesma coisa e são, sem dúvida, problemas que afligem profissionais de todas as áreas, não somente de TI.

Ocorre que ficamos tão focados em nossos processos cotidianos, os quais consomem quase todo nosso tempo, que nos esquecemos de entender a importância do nosso trabalho (parte) para o negócio (todo). Você sabe, por exemplo, o que a equipe do andar acima do seu faz? É indispensável que conheçamos o máximo possível sobre cada parte do todo, de modo que possamos entender melhor a nossa própria função e como ela pode interagir com as demais. Essa é a melhor forma de aperfeiçoarmos o nosso trabalho e sugerir melhorias ao negócio. Fazendo isso, resolve-se, também, outro problema identificado: pouca iniciativa de integração com as outras áreas do negócio!

Uma falha que não deveria ser verificada, mas que, lamentavelmente, foi mencionada por nossos conselheiros, é a falta de preocupação com a experiência do usuário. Principalmente para os profissionais de TI, que em muitos casos são responsáveis, mesmo que indiretamente, pela satisfação do cliente final, é importantíssimo ter o usuário como norte para todas as ações, desde a mais simples até a mais relevante. Se os colegas das outras áreas fizerem o mesmo, a chance de a experiência do cliente ser ruim é mínima!

Outro skill levantado foi a falta de senso de dono. As coisas que fazemos para nós ou que têm consequências sobre o que é de nossa propriedade são, via de regra, priorizadas em detrimento daquilo que fazemos para os outros. Por isso, é comum ver o trabalho negligenciado – já que a grande maioria das pessoas são funcionárias de alguém. Esse pensamento é bastante prejudicial para o resultado de nossa produção e resulta em barreira para o desenvolvimento profissional.

O últmo dos gaps técnicos e profissionais listados é a capacidade de negociação. E, diferentemente do que pode ser interpretado a princípio, essa habilidade é importantíssima cotidianamente, não só em momentos decisivos de nossas vidas/carreiras. Saber negociar com seu chefe, com seu colega e, claro, com seu cliente, é fundamental para atingir os melhores resultados. Conhecimento do negócio é indispensável a um bom negociador! Por isso, atente-se a todos os outros gaps para poder desenvolver essa habilidade.

...

Você conseguiu superar algum desses gaps e se tornar um profissional melhor? Conte-nos sua experiência!

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp